domingo, 2 de fevereiro de 2014

Minhas férias em Cartagena parte I

-


Depois de babar muito em cima das fotos googladas durante as folguinhas no trabalho, eu e minha amiga Dani decidimos deixar de lado o medo das Farc e conhecer Cartagena de Índias nas nossas férias. Não poderíamos ter feito escolha melhor.

Apesar do calor de matar (temperatura alta, ar úmido e uma chuva que não refresca nem a alma), a quinta maior cidade da Colômbia é um paraíso natural, tranquilo e acolhedor. Se você não está atrás de luxo ou uma vida noturna agitada, lá é o cantinho ideal.

Para chegar ao nosso destino precisamos parar em Bogotá, que descobrimos ter um clima totalmente diferente de Cartagena  - frio e chuvoso – e um free shop dos sonhos!

Demos a sorte de ter escolhido, sem querer, um hotel que fica dentro da Cidade Amuralhada, conhecida também como Cidade Antiga ou Centro Histórico. Como o próprio nome já diz, essa cidade é toda cercada de uma muralha, que devo dizer: encantadora e cheia de histórias.

A rua do hotel, como as outras, bem estreita e colorida


É entrando por um dos poucos arcos de acesso à cidade que você começa a se derreter literalmente e emocionalmente por Cartagena. As ruas são estreitas e só dão espaço para um carro por vez. Donas de um cenário romântico, as casas coloniais são coloridas, charmosas e cheias de vida com flores e gente simples com um sorriso no rosto.

Ficar hospedado fora desse mundo seria um erro. O bairro de Getsemaní, por exemplo, conhecido por “cidade nova” fica sem graça se formos comparar.
Apesar dos famosos monumentos como a India Catalina e o Castelo de São Felipe (Castillo de San Felipe) ficarem do lado de fora das muralhas, a história toda é contada do lado de dentro.

A Cidade Amuralhada é um Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO, então é proibido qualquer tipo de reforma dos moradores em suas casas ou comércios, pelo menos na parte de fora. Cada imóvel tem sua cor, sua varandinha e o seu estilo. O máximo que os donos podem fazer é repintar no mesmo tom.

E parece que todos têm o maior cuidado em deixar suas casas “um brilho”, como diria minha mãe. Só depois que fiquei sabendo de um concurso anual que premia a casa mais bonita da cidade. A festa acontece justo no dia 11 de novembro, quando também comemoram a independência da Espanha.


Como tem muita coisa boa pra falar desse lugar, separei em alguns posts diferentes essa viagem: praias, passeios, vida noturna, hotéis, pontos turísticos, dinheiro, transporte, alertas, Gabriel García Márquez, Botero e outras coisinhas – senão fica gigante!

besitos!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário